terça-feira, 13 de março de 2012

Bacalhau de Páscoa Light

A Quaresma e na Semana Santa é um período muito propício para podermos explorar os frutos do mar, alimentos típicos destas datas.
Em geral alimento rico em proteínas de alto valor biológico e baixo em calorias.
Os peixes são ricos em vitaminas e minerais. O bacalhau é o peixe alvo mais utilizado na Semana Santa - utiliza-se para diferentes receitas - mas também se pode optar por outros pescados ou crustáceos.

O bacalhau salgado contribui quantidades extraordinárias de sódio, mas podem-se reduzir à metade o sal se colocar de molho. Por isso as pessoas com hipertensão ou com problemas de retenção de líquidos podem consumir bacalhau fresco e bacalhau salgado, mas com moderação e sempre o dessalgando corretamente.

Hoje, voltados para esse época, fornecemos as receitas abaixo desejando a você uma ótima quaresma e semana santa, seja em família, seja a dois a luz de velas.




Ingredientes e como preparar:

Bacalhau da Noruega
Batatas-inglesas
Pimentões verdes, vermelhos e amarelos
tomate-cereja
Farinha de rosca
Azeite de Oliva
1 ovo batido
Brócolis

Rendimento: 2 porções


Dessalgar o Bacalhau da Noruega, cortá-lo em porções quadradas e levar para aferventar até ficar macio. Escorrer.
Cozinhar as batatas com casca. Descasque-as e corte-as em fatias não muito finas.
Cortar os pimentões em tiras finas (juliana). Serão usadas apenas para guarnição e enfeite.
Lavar o brócolis, aferventá-lo por 1 minuto na água com sal, escorrer e colocá-lo imediatamente em uma tigela com água e gelo, para cortar o cozimento. Pincelar a superfície de cada porção do Bacalhau (preferencialmente da Noruega) com o ovo batido e salpicar com a farinha de rosca, levando em seguida ao forno para gratinar. Usar forno mais quente para que não cozinhe mais ao gratinar.

MONTAGEM: Colocar no centro do prato onde será servido, algumas fatias de batata, em seguida a posta do Bacalhau já gratinada, e ornamentar em volta com os raminhos do brócolis cortados a gosto, as tirinhas de pimentão, os tomatinhos e regar cuidadosamente com azeite. De resto é sentar à mesa e degustar essa maravilha gastronômica com a família ou com a pessoa amada.
É "tiro e queda"!

Receita do Livro de Receitas do Bacalhau da Noruega

0 comentários:

Postar um comentário